Esse Obscuro Objeto do Desejo (1977)
País: France, 103 minutos
Titulo Original: Cet obscur objet du désir (Título Original)
Diretor(s): Luis Buñuel
Gênero(s): Comédia, Drama
Legendas: Português,Inglês, Espanhol
Tipo de Mídia: Cópia Digital
Tela: 16:9 Widescreen
Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080










DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA
PRÊMIOS
Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles, EUA
Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro (Luis Buñuel)
Círculo dos Roteiristas de Cinema, Espanha
Prêmio de Melhor Direção (Luis Buñuel)
Sociedade Nacional dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos
Prêmio de Melhor Diretor (Luis Buñuel)
INDICAÇÕES
Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA
Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira
Oscar de Melhor Roteiro Adaptado (Luis Buñuel, Jean-Claude Carrière)
Prêmios César - Academia das Artes do Cinema, França
César de Melhor Direção (Luis Buñuel)
César de Melhor Roteiro (Luis Buñuel, Jean-Claude Carrière)
Prêmios Globo de Ouro, EUA
Prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira
Sociedade Nacional dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos
Prêmio de Melhor Filme
Prêmio de Melhor Ator (Fernando Rey)
Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA
Prêmio de Melhor Filme
Prêmio de Melhor Ator (Fernando Rey)
Prêmio de Melhor Direção (Luis Buñuel)
Prêmio de Melhor Roteiro (Luis Buñuel, Jean-Claude Carrière)
Sinopse: O filme franco-espanhol Esse obscuro objeto do desejo fechou com chave de ouro a carreira do cineasta Luis Buñuel. Rodado em 1977, esta produção foi baseada no romance francês de Pierre Louys: A mulher e o fantoche.
Mathieu, um homem bem-sucedido de meia idade se interessa sexualmente pela jovem Conchita, uma imigrante espanhola de 18 anos, extremamente ambígua. Os jogos que a moça faz com Mathieu revertem a atração numa paixão cega e servil. Para ressaltar o caráter contraditório de Conchita, a personagem foi vivida por duas atrizes: a espanhola Angela Molina e a francesa Carole Bouquet. Embora não haja uma divisão sistemática das cenas, temos a sensação de que as mais turbulentas ficam para Molina, enquanto que Bouquet interpreta aquele lado mais sutilmente irônico e altivo.
Para manter o interesse de Mathieu sempre vivo, Conchita se nega a manter relações sexuais com ele e limita-se a pequenas carícias como se deixar tocar nos seios.
Esse obscuro do desejo toca em muitos temas caros ao cinema de Buñuel como a força do acaso, a turbulência política e uma feroz crítica às instituições, além do mergulho na vida íntima e onírica de seus personagens, devassando o mundo dos desejos submersos, revelando o inexplicável, o incontrolável e o irracional por meio de uma linguagem racional e comicamente irônica. Apesar do pesado conteúdo de Esse obscuro do desejo, assisti-lo é uma experiência divertida pois todas as questões são apresentadas de forma fluida.
O tema principal de Esse obscuro do desejo é a frustração, o desejo não satisfeito. Numa visão platônica, Mathieu continua amando Conchita pois continua a desejando. E ele a deseja pois ele não a possui. Para simbolizar imageticamente a frustração de Mathieu vemos personagens, incluindo o próprio Mathieu, segurando sacos nas costas. O desejo não realizado se transforma num fardo. Ataques terroristas acontecem do nada da mesma forma que Conchita e Mathieu brigam e se reconciliam. O instável e turbulento romance é uma metáfora da própria Espanha que havia se livrado do Franquismo há apenas dois anos.
Quando Mathieu perde a paciência com Conchita após sucessivas humilhações, ele a espanca e neste momento ela afirma acreditar finalmente no amor dele. A incomunicabilidade entre homens e mulheres sempre foi um tema caro a Buñuel desde seu primeiro filme realizado em 1928, Um cão andaluz. Homens e mulheres se amam e se odeiam em proporções iguais, em relações marcadas pela tirania de ambas as partes.
Esse obscuro objeto do desejo também resgata um elemento de Um cão andaluz, fazendo uma espécie de fechamento da obra de Buñuel. Em seu primeiro filme, foi mostrado o corte de um olho como representação do falo penetrando violentamente o genital feminino. Em Esse obscuro objeto do desejo, na cena final, vemos uma mulher remendando um tecido sujo de sangue. Uma experiência cinematográfica intelectual e lúdica ao mesmo tempo.
O filme é a última realização de Luis Buñuel.
Uma das coisas mais imaginadas pelo diretor foi colocar Carole Bouquet
e Angela Molina interpretando, alternadamente, a mesma personagem.
O roteiro é baseado no romance La Femme et le Pantin (1898), do escritor francês Pierre Louÿs.
Elenco: